Como aplicar a interdisciplinaridade na sua escola

Os métodos de ensino tradicionais vêm sendo questionados para abordar da melhor forma um mundo complexo. Aplicar a interdisciplinaridade na escola faz parte deste desafio
interdisciplinaridade

Um adjetivo já muito usado, mas ainda pouco aplicado nas escolas, a interdisciplinaridade consiste na relação entre dois ou mais ramos de conhecimento. No mundo real, significa o modo como a Matemática e o Português, por exemplo, se cruzam para que alguém consiga escrever um simples cartaz no mercado. Mas nas salas de aula, essa visão de mundo mais complexa, na qual tudo está interligado ou conectado, ainda não é real e, principalmente, difícil de ser organizada. Grande parte das escolas usa métodos tradicionais de ensino e sente dificuldades em associar matérias, principalmente porque existe um pré-conceito com métodos não estruturados. Neste texto, veja como colocar em prática a interdisciplinaridade em sua escola com atividades práticas.

União do conhecimento

A interdisciplinaridade propõe a união do conhecimento, e não sua fragmentação, como acontece quando separamos disciplina por disciplina. Você acha pouco provável que uma aula de Educação Física seja dada em conjunto com a de Inglês? Pois é o que vem ocorrendo em aula online de escolas que já praticam o ensino de modo interdisciplinar. Pare para pensar como é muito mais fácil assimilar conceitos na prática e entender, por exemplo, que “corpo” em inglês é “body” enquanto você usa seu corpo para se exercitar. A ideia é esta, tanto para as aulas online como para a volta das aulas presenciais, garantir que os temas se cruzem e que as disciplinas sejam cada vez mais próximas da realidade e da prática, do que da teoria.

Sugestões de práticas interdisciplinares

Aulas de teatro + aulas de Literatura: uma ótima chance de colocar em prática todos os aprendizados das aulas de Literatura é encenando peças de teatro de cada época, por exemplo. Nada como entender um movimento literário encenando-o.

Aulas de Matemática + aulas de culinária: está aí um jeito muito prático de aplicar a Matemática no dia a dia e de mostrar como pequenas diferenças nas medidas podem causar grandes erros no fim das contas. Experimente errar a quantidade de um ingrediente e veja a receita ir por água abaixo. 

Aulas de robótica + aulas de História: como foi que o homem chegou até aqui, em um momento histórico no qual crianças pequenas são capazes de montar robôs? Está aí uma boa chance para falar sobre História na aula de robótica!

Agora é com você! Compartilhe com a gente as práticas interdisciplinares da sua escola.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.