Bibliotecas escolares: como implantar e gerenciar?

Até 2020, todas as instituições de ensino devem ter ao menos um livro por aluno matriculado. Veja como a tecnologia pode ajudar a biblioteca escolar!
Como implantar e gerenciar Bibliotecas escolares

A biblioteca escolar desempenha um papel importantíssimo na formação integral dos estudantes. Nela, os alunos têm a chance de ampliar o seu repertório cultural e desenvolver a leitura e a escrita. Mas, para atuar estrategicamente dentro das instituições de ensino, a biblioteca escolar precisa, primeiro, existir nos colégios.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não são todas as instituições que possuem bibliotecas escolares. Por falta de verba ou infraestrutura, muitas escolas pelo país não contam com esse importante recurso para a educação de crianças e jovens.

Mas, a expectativa é que essa realidade mude o quanto antes. Uma lei federal sancionada em 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino, estipula que as escolas da rede pública e privada têm até maio de 2020 para cumprirem as exigências do texto, que exige que as bibliotecas e salas de leitura tenham acervos compostos por, no mínimo, um título para cada aluno matriculado na instituição.

Com o cumprimento dessa lei, o desafio se torna outro: como organizar uma biblioteca escolar de maneira efetiva, isto é, que permita que o local desempenhe a sua função, atuando como uma extensão da sala de aula?

A seguir, apresentaremos um pouco mais sobre esse cenário e também daremos dicas para implantar e como organizar uma biblioteca escolar que atue em prol dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

Biblioteca escolar e a realidade da educação brasileira

Vimos que o Governo Federal estipulou uma lei para que as instituições possam oferecer aos alunos todos os benefícios que uma biblioteca escolar pode disponibilizar para a sua formação acadêmica e pessoal. No entanto, segundo levantamento realizado pelo portal Quedo, da Fundação Lemann, com base em dados do Censo Escolar 2014, há uma grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares no Brasil.

A pesquisa apontou que na região Sul cerca de 77,6% das escolas públicas têm biblioteca, na Norte apenas 26,7% das escolas têm o equipamento e na Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.

Implantação das bibliotecas escolares

Para que a biblioteca escolar possa contribuir com a formação integral dos alunos, é importante que ela seja projetada com foco total nesta missão. Sendo assim, o processo de implantação começa com um planejamento estratégico do acervo.

As instituições de ensino devem disponibilizar aos alunos livros, artigos e demais materiais que estejam em consonância com a faixa etária dos estudantes e também de acordo com a proposta pedagógica da instituição. Assim, fica muito mais fácil para os educadores utilizarem a biblioteca escolar como uma extensão da sala de aula. Claro que a diversidade de conteúdos é um dos pontos mais relevantes de uma biblioteca escolar, por isso, é interessante que a instituição de ensino preze pela pluralidade ao projetar o acervo.

Veja como organizar uma biblioteca escolar

Depois de implantar a biblioteca, é preciso se atentar ao gerenciamento e às melhores formas de como organizar uma biblioteca escolar. Na sequência, listamos algumas iniciativas para organizar o local e tornar a biblioteca escolar mais atrativa para os alunos. Confira:

Espaço físico

É importante que os gestores saibam que o ambiente físico é responsável por transmitir uma série de sensações para as pessoas. Sendo assim, uma das dicas de como organizar uma biblioteca escolar tem a ver com a projeção do espaço. É fundamental que o local seja convidativo para a leitura, descoberta e troca de informações. Deste modo, é interessante que a biblioteca escolar conte com os seguintes aspectos:

– Prateleiras e mesas adequadas à altura dos alunos;

– Cores para sinalizar os livros no acervo;

– Recursos tecnológicos que ajudam os estudantes a buscarem as obras;

– Decoração simples, mas que torne o local aconchegante;

– Boa iluminação para que os alunos utilizem cada vez mais o espaço para leituras de cunho acadêmico e pessoal.

Biblioteca e sala de aula integradas

Outro aspecto importante para o gerenciamento de uma biblioteca escolar está relacionado com a participação deste espaço nas ações pedagógicas da instituição de ensino. Não é nada interessante a biblioteca escolar ser utilizada de forma isolada, isto é, uma vez por semana os alunos passam 45 minutos no local, folheiam alguns livros e só retornam na semana seguinte para a próxima aula.

É fundamental que as ações promovidas no local estejam em consonância com o programa da escola. Assim, os bibliotecários, em parceria com os professores, podem utilizar a biblioteca escolar para atividades como contação de histórias, oficina de criação de texto, jogos pedagógicos e de conhecimento, garantindo que a sala de aula e a biblioteca sigam integradas.

Biblioteca escolar: um espaço para os alunos

Após saber como organizar uma biblioteca escolar, muitos profissionais da educação preferem centralizar as ações propostas no local, deixando os alunos com uma pequena participação. Mas, hoje, sabemos que os estudantes demonstram maior engajamento quando eles se sentem parte das atividades. Sendo assim, é fundamental que a biblioteca escolar seja um espaço para os alunos, ou seja, é importante que eles possam desbravar o local e descobrir tudo o que ele tem para oferecer.

Permitir que eles busquem as obras nas prateleiras, promover atividades de indicação de livros e solicitar que um aluno atue naquela aula como ajudante são formas simples, porém eficazes de aproximar os estudantes da biblioteca escolar.

Software de gestão de biblioteca ajuda a gerenciar as atividades

Apresentamos um pouco da realidade das bibliotecas no Brasil, o desafio de implantá-las e também dicas de como organizar uma biblioteca escolar de forma atrativa. Agora, vamos mostrar como um software de gestão de bibliotecas pode ajudar os bibliotecários a darem conta das inúmeras tarefas diárias e ainda participarem mais ativamente da área pedagógica. 

Confira a seguir algumas das vantagens proporcionadas por boas plataformas:

Gerenciamento mais prático e assertivo

Para otimizar o trabalho dos bibliotecários, é fundamental que a instituição de ensino conte com bons recursos tecnológicos que atuam como parceiros. Com boas plataformas, como o Philos Gestão de Bibliotecas, é possível fazer uma gestão assertiva e descomplicada.

Por exemplo, ao acessar a página inicial da plataforma, o bibliotecário consegue visualizar as principais estatísticas da biblioteca, como tamanho do acervo e circulações. Dados sobre empréstimos, devoluções e reservas também ficam disponíveis na plataforma. 

Catalogação de livros mais ágil

Outro ganho importante ao utilizar a tecnologia como aliada tem a ver com um dos serviços mais tradicionais das bibliotecas: a catalogação de livros. Em softwares, como o Philos, essa atividade se torna mais prática para os bibliotecários. Pelo cadastro por ISBN, basta usar o leitor de código de barras que as informações do livro são transferidas para o sistema, permitindo uma catalogação três vezes mais rápida.

No artigo de hoje, vimos que a lei federal que exige um acervo mais amplo para as bibliotecas escolares é um passo importante rumo a uma educação de melhor qualidade para as crianças e jovens. Também mostramos como os recursos oferecidos pelo software Philos são essenciais para a organização e gerenciamento da biblioteca escolar do século XXI.

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