Ensino doméstico, ensino híbrido e vídeoaulas: pelo jeito, esses são só alguns dos aspectos da vida durante a pandemia que vão continuar sendo realidade durante um tempo. O Brasil vive hoje um momento crítico de disseminação do novo coronavírus e ainda é difícil enxergar um cenário no qual as escolas tenham voltado a operar normalmente, com 100% da capacidade. Certamente, vamos precisar adotar, por mais alguns meses, as ferramentas online para realizar atividades escolares. Respire fundo!
Se por um lado pode estar muito difícil para toda a comunidade escolar permanecer realizando aulas remotamente, por outro, existem os aspetos positivos destas mudanças que foram forçadas pelo distanciamento social. O texto de hoje é um convite à reflexão sobre esses aspectos positivos do ensino doméstico (homeschooling). Nem tudo tem sido ruim.
Ensino híbrido: o tradicional e o tecnológico juntos pelo melhor da sua escola
A tecnologia como uma importante aliada na Educação
Se até 2020 ainda existiam algumas pessoas avessas ao binômio tecnologia + Educação, agora, é impossível vê-los separados. Sem a internet, sem as ferramentas de encontro e compartilhamento de informações e sem o apoio de uma estrutura de TI, não seria possível continuar as atividades escolares de modo algum.
Foi a tecnologia que possibilitou esse encontro virtual, não tão adequado, mas que salvou o ano letivo de milhares de alunos em 2020 – e continua para muitos em 2021. As escolas que não tinham os processos de informatização bem estruturados foram as que mais sofreram e, hoje, podem ver com mais clareza a importância de ter estrutura digital.
Todas essas adequações incluíram, dentre outros aspectos, a definição da melhor plataforma para a realização das aulas, como Zoom Meetings ou Google Hangouts, a escolha de um caderno ou agenda digital, como Agenda Edu ou QMágico, que contenha atividades a serem realizadas e recados aos pais/responsáveis, e o uso de um software de gestão escolar que centralize informações relevantes para a análise e manutenção dos indicadores de sucesso da instituição de ensino.
Ferramentas online ajudam na dinâmica escolar
Até a biblioteca precisou se digitalizar
Até mesmo a biblioteca das escolas precisou passar a oferecer opções digitais, obras que pudessem ser consultadas online, indo além do acervo físico. Foram necessárias mudanças rápidas, adaptações, mas é notável a contribuição que estas ações terão para a evolução da Educação como conhecíamos anos atrás.
Curso online Conteúdo Digital para bibliotecas
Não há dúvidas de que precisamos retomar as atividades de contato social, que são de extrema importância para o desenvolvimento infanto-juvenil. Mas, enquanto isto ainda não é 100% seguro, que tal olhar pelo lado bom das mudanças? Esperamos que tenha gostado de pensar um pouco sobre o lado positivo das aulas online e do ensino em casa. Compartilhe com a gente como tem sido esta realidade em sua escola!