Marketing digital para escolas: 5 dicas de como usar

O marketing digital para escolas pode ser um grande desafio - mas, aplicando de forma adequada, a estratégia pode render inúmeros benefícios para a instituição.
marketing digital para escolas

O marketing digital é uma estratégia usada para alavancar negócios pela internet, atrair mais clientes e promover marcas – não é à toa que muitas instituições de ensino têm apostado nele.

Siga na leitura e descubra dicas para colocar sua estratégia de marketing digital para escolas em prática e obter ótimos resultados para sua instituição.

Por que o marketing digital para escolas é importante?

Empresas do setor educacional – como escolas, faculdades ou institutos – precisam de uma estratégia de marketing online porque, nos dias de hoje, a internet é onde as pessoas vão para buscar informações sobre a qualidade do ensino, recursos disponíveis, avaliações, além de valores de matrículas e mensalidades. Além disso, a presença digital das instituições de ensino ajuda a garantir e aumentar seu nível de popularidade perante o público.

Sabemos que sua escola recebe novos estudantes todos os anos. Mas é importante entender de que forma eles conhecem a instituição e como chegam até ela, por isso, é importante melhorar a exposição da sua marca se preciso, deixando-a mais visível para um número maior de pessoas.

É importante que sua escola se promova na internet, em diferentes plataformas, garantindo a presença online, principalmente por meio de um site – que pode ser usado não só para isso, mas também para permitir que o aluno acesse suas notas e que os pais visualizem o calendário de atividades extracurriculares proposto pela gestão pedagógica da instituição. As redes sociais, claro, também devem fazer parte desse processo se seu objetivo for realmente trabalhar com o marketing digital a seu favor.

Existe uma série de benefícios para quem escolhe trabalhar com esse tipo de marketing, pois ele:

– Ajuda a captar novos alunos;

– Fideliza os alunos atuais, pais e responsáveis;

– Mostra que a escola está sempre atualizada e antenada às tendências tecnológicas;

– Consolida a posição da instituição como uma especialista no setor – e muito mais.

Veja no próximo tópico como colocar sua estratégia em prática.

5 dicas de marketing digital para escolas

Implementar uma estratégia de marketing online pode ser mais simples do que parece. Divida as dicas a seguir com sua equipe de comunicação e tecnologia e descubra como obter os melhores resultados destas práticas:

1) Melhore a experiência do seu site

Seu site precisa ser efetivo – e isso inclui ser:

Responsivo: se os pais visitarem o site por meio de dispositivos móveis e for difícil navegar, é provável que eles não dediquem mais tempo a isso – e sua escola estará desperdiçando investimento;

Rápido: programe suas páginas da web para carregarem rápido. Um site lento causa incômodos durante a navegação;

Profissional: evite sons, ícones giratórios ou muitas imagens de bancos gratuitos – não é preciso muito para que os pais de um possível novo aluno façam uma conexão entre um site ruim e a educação que o filho receberá na instituição.

2) Obtenha mais tráfego de pesquisa com o Google Adwords

Com o Google Adwords, sua escola pode captar novos alunos ao anunciar para os pais no momento em que eles estão pesquisando informações sobre a futura escola para seus filhos – algo que pode não acontecer quando o investimento é focado em anúncios de jornais e revistas, outdoors ou na mídia local.

3) Construa uma comunidade no Facebook

O Facebook é um ótimo canal de relacionamento para empresas e marcas dialogarem com seu público. Dentro de uma estratégia de marketing digital para escolas, pode ser mais um meio para fornecer informações aos pais, às famílias e aos alunos.

Envie vídeos de atividades internas, publique eventos do calendário escolar, promova enquetes, faça perguntas e amplie a comunicação.

4) Fortaleça sua reputação online

Muitos estudos do setor de marketing digital destacam que as avaliações online são tão importantes quanto as recomendações pessoais.

Por isso, ao encorajar ativamente as resenhas online, sua escola tem a oportunidade de influenciar a tomada de decisões dos possíveis pais antes mesmo que eles tenham feito contato com sua escola – contribuindo na hora de captar novos alunos.

5) Mantenha um blog e produza conteúdo relevante

O blog é a ferramenta perfeita dentro do marketing digital para escolas na hora de estabelecer conhecimento no mercado, e ainda melhora o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa.

Lembre-se de que o objetivo deve ser fornecer informações valiosas para os pais, sejam aqueles que estão começando a pesquisar, que já estejam prontos para matricular seus alunos ou já tenham alunos matriculados.

Tecnologia otimiza estratégia de marketing digital para escolas

Como você pode ver, algumas dicas simples ajudam a otimizar os resultados de sua estratégia, e com os recursos tecnológicos certos combinados ao seu planejamento de marketing digital escolar, os resultados serão ainda mais expressivos.

SophiA Gestão Escolar é um bom exemplo disso: trata-se de um software de gestão escolar que ajuda sua instituição em uma série de iniciativas voltadas para a captação de novos alunos .

Prepare-se desde já para sua próxima campanha de matrículas: fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita completa dos benefícios do SophiA Gestão Escolar para sua escola.

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