Por Liliana Giusti Serra – bibliotecária do SophiA
A Web possui diversas fontes de informação que reúnem dados sobre pessoas. Estas fontes são chamadas de identificadores e muitas delas foram criadas com a estrutura de web semântica, possibilitando a conexão com outros sites.
Os identificadores proporcionam fontes confiáveis de dados sobre autores. O ISNI , VIAF e o IMDB são alguns exemplos. No ambiente universitário é exigido de pesquisadores o cadastro em plataformas como o Curriculum Lattes, iniciativa brasileira, ou ORCID , ResearcherID, Scopus e demais projetos internacionais, proporcionando mais informações como remissivas ver, datas, afiliação, relação de trabalhos realizados etc. Nem sempre a biblioteca possui todos as produções dos autores no acervo, porém proporcionar esta informação aos usuários é importante.
Para atender esta demanda foi desenvolvido no SophiA a possibilidade de cadastro de identificadores nas autoridades do tipo Pessoa. Ao informar o link do autor nas fontes desejadas (Lattes, ORCID etc.) é possível criar um vínculo do catálogo da biblioteca (OPAC) com estes sites, permitindo que o usuário obtenha mais informações sobre um autor.
Pela ferramenta o operador tem autonomia para cadastrar as fontes desejadas podendo, inclusive, incluir um ícone representando esta fonte, imagem que é apresentada no Terminal Web. Os identificadores como links podem ser observados nas pesquisas por registros de autoridades e bibliográficos.
Além de melhorar a experiência do usuário e ampliar as possibilidades de buscas no catálogo e além dele, os identificadores também favorecem o trabalho dos profissionais de bibliotecários, facilitando a pesquisa de autoridades. No caso de bibliotecas universitárias, o vínculo com identificadores permite a descoberta de recursos que não estão cadastrados no acervo, contribuindo com o aumento da produção institucional.
Com a disponibilização desta funcionalidade o SophiA Biblioteca confirma sua preocupação em manter-se atualizado e alinhado com as tendências e melhores práticas na ciência da informação, preparando o caminho para a exploração da tecnologia de linked data no futuro.