Os softwares da linha SophiA estão em constante evolução tecnológica para trazer o que há de mais avançado em gestão de bibliotecas ao mercado. Uma forma de reforçar este compromisso e oferecer ainda mais benefícios é por meio de parcerias com fornecedores que atuam neste nicho.
Desde 2013 a Prima, empresa desenvolvedora do software SophiA Biblioteca, firmou uma parceria com a empresa Bibliotheca, provedora de serviços e produtos direcionados ao autoatendimento, segurança, ferramentas para o staff, devolução e triagem, soluções móveis, gerenciamento central e consumíveis.
A empresa, com presença em mais de 30.000 instituições ao redor do mundo, é de origem suíça e no Brasil está presente em bibliotecas importantes como Unicamp, Insper, UFG, Uniube e Unifenas, também clientes do software SophiA Biblioteca.
A integração entre os equipamentos da Bibliotheca e o SophiA ocorre de forma harmoniosa e rápida. A interação acontece através do protocolo de comunicação SIP2. Por exemplo, quando o equipamento de autoatendimento da Bibliotheca, selfCheck 1000, é utilizado pelo usuário para fazer um empréstimo, todas as regras para autorização da operação são consultadas online e instantaneamente no SophiA. Uma vez autorizada, a operação de empréstimo é executada pelo selfCheck 1000 que manda uma mensagem de volta para o SophiA e atualiza a conta do usuário com este novo empréstimo.
Principais serviços da Bibliotheca
No Brasil a empresa Bibliotheca é bastante reconhecida pelas ferramentas para prover a segurança do acervo. Porém muitos outros benefícios podem ser percebidos pelo gestor ao utilizar as soluções, como a redução de filas, melhor gestão do acervo, redução de custos operacionais e a maior satisfação dos usuários.
Um bom exemplo são os equipamentos de autoatendimento que permitem que o usuário realize as operações de empréstimo e devolução sem a necessidade de utilizar a equipe da biblioteca, que pode ser alocada para atividades mais nobres como a gestão do conhecimento. Outro ponto muito importante nas operações com o autoatendimento é a redução de filas, que invariavelmente podem ser reduzidas, principalmente nos horários de pico.
Um objetivo muito importante que pode ser atingido também com os serviços da Bibliotheca é o inventário do acervo. Com o equipamento Bibliotheca mobile DLA realizar o inventário do acervo torna-se uma tarefa relativamente simples, podendo ser realizada em um prazo excepcionalmente menor e com menos recursos. As soluções oferecidas pela empresa também permitem ampliar os horários de atendimento da biblioteca, já que com equipamentos específicos os usuários podem fazer a devolução de itens mesmo nos horários em que a biblioteca esteja fechada.
Entre em contato com a equipe Comercial da Prima e saiba mais sobre as condições especiais para clientes SophiA: [email protected].