A Tecnologia da Informação já conquistou o seu espaço em empresas de diferentes segmentos e portes, e na área educacional não é diferente. Hoje, a utilização da tecnologia na administração escolar é bastante comum, auxiliando no armazenamento, produção e transmissão de dados das instituições de ensino.
A TI é vista atualmente como uma importante aliada para a aplicação de meios informatizados no ambiente pedagógico. Mas, os desafios da área são muitos, já que os profissionais são responsáveis por solucionar problemas técnicos encontrados pelos professores, colaboradores e equipe gestora, atuando de maneira estratégica e em consonância com os objetivos da instituição. A missão fica ainda mais complexa quando é preciso gerenciar diversas unidades de uma instituição escolar.
Isso porque, nesta fase escolar, a utilização de recursos tecnológicos é ainda mais presente na rotina dos estudantes. Apesar de complexa, vamos mostrar que é possível, sim, administrar com efetividade a área de TI de diversas unidades escolares. Confira na sequência!
Boa infraestrutura é o ponto inicial
Assim como acontece em todas as companhias que aplicam a Tecnologia da Informação em seu dia a dia, as escolas precisam ter uma infraestrutura física eficiente. Isso inclui computadores de alto desempenho, bons componentes de rede, dispositivos que ajudam a evitar a perda de dados em casos de pane e sistemas para backups dos servidores.
Esses recursos garantem a segurança e também otimizam o trabalho dos profissionais de TI, principalmente daqueles que precisam gerenciar mais de uma unidade escolar. Além desses pontos importantes, contar com um bom software de gestão escolar também é fundamental para que a TI atue estrategicamente na instituição de ensino, dando suporte em diferentes áreas.
Atualmente, há no mercado opções de sistemas de administração escolar que permitem que a instituição de ensino economize com infraestrutura e ganhe tempo nos processos. A seguir, iremos apresentar os diferenciais proporcionados por boas plataformas de gestão.
Saiba como um software de gestão pode se tornar parceiro da TI na administração escolar
Como vimos, os profissionais da área de TI que atendem mais de uma unidade educacional encaram muitos desafios diariamente. Solucionar problemas técnicos, auxiliar professores nos laboratórios, dar suporte para colaboradores da área administrativa e para os diretores das unidades são apenas algumas das incumbências diárias de quem atua neste segmento.
Para dar conta de tudo com eficiência, é fundamental contar com o apoio de softwares de administração escolar.
Ferramentas como o SophiA, desenvolvido pela Prima, conseguem otimizar o trabalho de todos os departamentos de uma unidade escolar, e isso traz benefícios diretos para o profissional de TI, que, como abordado, é responsável por dar suporte para os profissionais da instituição.
Veja na sequência quais as vantagens proporcionadas por bons softwares e saiba como eles auxiliam a TI na administração escolar:
Otimização dos processos técnicos
A primeira vantagem que um bom software, como o SophiA, traz para a área de TI está relacionada com a otimização de processos técnicos. Quando essas etapas não são realizadas corretamente, elas acabam interferindo no trabalho dos profissionais.
Podemos destacar a instalação simplificada dos sistemas de administração escolar e a automatização de processos importantes da Tecnologia da Informação, como backup, atualização do sistema e migração dos dados armazenados em outras ferramentas.
Prático e acessível
No caso de instituições com mais de uma unidade escolar, uma boa alternativa para gerenciar a TI é implantar um sistema de administração escolar alocado na nuvem. Assim, a equipe de TI não precisará instalar o software no servidor da escola. Com isso, tanto os profissionais da Tecnologia da Informação quanto os demais colaboradores da escola poderão acessar a plataforma de qualquer lugar e a qualquer hora, inclusive por meio dos dispositivos móveis.
Mais segurança para as unidades escolares
Uma das principais preocupações dos especialistas em TI é sobre a segurança das informações. Porém, com o SophiA não é preciso se preocupar, pois o sistema garante a segurança física dos dados, uma vez que as informações cadastradas na plataforma podem ficar armazenadas na nuvem. Outro ponto positivo é que o gestor de TI, junto com os diretores, pode criar perfis de acesso, controlando o que cada colaborador consegue visualizar no sistema.
Personalização da administração escolar
Vimos que o desafio de gerenciar a TI de diversas unidades de uma instituição é bastante complexo, mas que um bom software de administração escolar pode ajudar bastante os profissionais da área. No entanto, nem sempre os recursos que dão certo em uma escola alcançarão os mesmos resultados em outra instituição. Por isso, a personalização é tão importante.
A Prima, por exemplo, criou uma metodologia de implantação própria, na qual a companhia identifica as necessidades e expectativas da escola e cria um projeto específico para atendê-la. Com isso, a TI e todas as áreas das unidades conseguem obter sucesso na gestão, pois foram consideradas as necessidades reais do colégio.
Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como a TI pode gerenciar diversas unidades de uma instituição escolar de nível médio tendo os recursos tecnológicos como aliados.
Aproveite que você está expandindo os seus conhecimentos sobre o tema e conheça também as nossas soluções desenvolvidas especialmente para instituições de ensino, clique aqui e acesse.