A captação de alunos é uma ação que faz parte do planejamento de todas as instituições de ensino, principalmente no daquelas que buscam crescer e se tornar referência no mercado educacional. Mas, essa tarefa não é tão simples, já que a cada dia cresce o número de escolas particulares no país, além, é claro, da crise econômica que atinge o Brasil e faz com que as famílias revejam os seus orçamentos.
No entanto, de acordo com os dados divulgados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2016, apresentando pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, a participação das escolas da rede privada passou de 21,1% em 2015 para 21,5% em 2016. O estudo também mostrou que a rede privada tem uma participação de 18,4% no total de matrículas na educação básica. Em 2008, era de 13,3%, um aumento de 5,1 pontos percentuais no período.
A pesquisa também apontou que o Ensino Médio foi o ciclo escolar que mais teve perdas, com retração de 1,41% nas matrículas. Por isso, o desafio das instituições de ensino é captar novos alunos e reter os atuais, mantendo o progresso da instituição. Para esse trabalho obter os resultados esperados, é fundamental que a área nobre do colégio, que é a educação de excelência, receba a atenção necessária.
Deste modo, é fundamental que o gestor conte com recursos que ajudem na captação de alunos, possibilitando que ele foque os seus esforços na área pedagógica. Contar com um bom software para gestão de alunos é uma ótima alternativa para as instituições que precisam organizar e otimizar a busca por novos estudantes.
Na sequência, vamos mostrar como funciona e todos os benefícios que um bom software para gestão de alunos, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, pode trazer para as instituições de ensino que precisam potencializar a captação de alunos. Confira!
Saiba como o software SophiA atua na captação de alunos
Como vimos, captar e reter estudantes é uma missão presente em todas as instituições de ensino, por isso, ter um software para gestão de alunos é importante para que a escola alcance os seus objetivos. Com o software SophiA, as instituições conseguem estruturar todo o processo de prospecção.
Na versão desktop da plataforma, por exemplo, é possível cadastrar os próximos contatos com os prospectivos, assim o colégio não perde a comunicação e consegue dar sequência aos atendimentos, visando o fechamento da matrícula.
Gerenciamento do funil de vendas
O sistema SophiA, versão web, possui um recurso bastante importante chamado de funil de vendas, pelo qual é possível estabelecer as etapas comerciais adotadas pela escola, como:
- Cadastro de potenciais clientes;
- Contatos telefônicos realizados e a realizar;
- Agendamento de visitas;
- Efetivação da matrícula.
O interessante é que cada colaborador da instituição, munido de login pessoal, pode então gerenciar estas importantes etapas, vendo os contatos a serem feitos no dia, incluindo novas ações a serem realizadas no futuro e também cadastrando novos prospectivos.
Organização dos leads
O software de gestão de alunos SophiA também fornece aos gestores das escolas um módulo opcional, responsável pela geração de leads. Essa interface capta os dados cadastrados em qualquer canal da instituição para enviar ao SophiA, otimizando o controle do funil de vendas.
Sempre que um cliente em potencial preenche um cadastro no site da instituição essas informações ficam disponíveis para serem trabalhadas e convertidas em matrícula.
Esse módulo é importante, pois por ser um contato ativo, no qual o interesse partiu do possível futuro aluno, a informação fica em destaque no software SophiA, permitindo que a escola contate mais rápido os leads qualificados, aumentando consideravelmente as chances de conversão em matrículas.
Análises reais que potencializam a captação de novos estudantes
Depois de estruturar os processos de captação de alunos com o SophiA, é essencial que a equipe gestora da escola tenha acesso aos resultados obtidos, tornando possível aprimorar e adaptar as estratégias utilizadas.
Por ser uma plataforma completa e que atua em parceria com as instituições de ensino, o SophiA oferece relatórios que possibilitam que a tomada de decisões seja baseada na realidade do colégio. De maneira simples e intuitiva, o gestor consegue acessar os prospects que rejeitaram a proposta, o histórico de contatos realizados e os que devem ser feitos em breve, além das matrículas efetivadas por campanha e por colaborador.
Outro ponto importante para traçar melhorias no processo de captação de alunos é a ferramenta que permite definir as metas individuais de cada colaborador que atua na prospecção. O sistema fica responsável por cruzar os dados anteriores, oferecendo na sequência as metas atualizadas para o período delimitado.