A história da hoje Universidade de Uberaba, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro, com sede, inicialmente, na rua Manoel Borges. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado: dotar a pacata Uberaba da época de uma escola voltada para a oferta do ensino superior.
Até que a ideia se transformasse em realidade, Mário Palmério põe em prática outras duas ações. Transfere a sede do Lyceu, mais tarde chamado de Colégio Triângulo Mineiro, para um conjunto de edifícios onde, hoje, funciona o Campus Centro e decide criar a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro.
Em 1947, o governo federal autoriza a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de dez anos, outras duas escolas entram em funcionamento: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Uberaba, então, passa a se projetar também em razão de sua importante estrutura, voltada para o ensino superior, privilégio de poucas cidades mineiras, no início dos anos 50.
Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Em 1976, começa a funcionar o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.
A Biblioteca Central da Universidade de Uberaba ficou situada no centro da cidade, até o ano de 1978, atendendo aos cursos de Direito, Educação Física, Odontologia e Psicologia.
Em fevereiro de 1979 ela foi transferida para o bloco A do campus Aeroporto, onde ficou instalada até abril de 1998, quando foram inauguradas as novas instalações da Universidade. De lá para cá muitos avanços e crescimentos.
Crescimento
A Uniube conta hoje, com 48 bibliotecas, sendo uma Central, quatro setoriais e o restante são as bibliotecas polos do Programa de Educação a Distância – EAD. O local está disponível para toda comunidade, no entanto, o empréstimo domiciliar é concedido somente ao corpo docente, discente e administrativo da Universidade.
A Biblioteca Central ocupa uma área com mais de 4 mil m², distribuídos em dois pavimentos.
A Analista de sistemas Dayse Domingues é responsável por prover suporte a todas as bibliotecas da Universidade e, de acordo com seu mais recente levantamento, a Biblioteca Central tem hoje, um acervo com 153.156 exemplares, 65.288 títulos de obras e 64.499 exemplares e 2.310 títulos de periódicos.
“Nosso acervo abrange todas as áreas do conhecimento. Somando as obras das nossas Bibliotecas, temos hoje, 208.410 exemplares e 72.707 títulos”, conta Dayse.
Cerca de 120.800 exemplares circulam anualmente, aproximadamente 12.928 circulações mensais, só na Biblioteca Central.
Sua história com o SophiA
O Sistema SophiA foi implantado em setembro de 2010 e, de acordo com Dayse, o processo foi longo, já que o sistema utilizado anteriormente armazenava as informações.
“Como não era um banco de dados relacional, em alguns módulos do sistema, tínhamos informações sem integridade. Com o auxílio da Prima, tratamos essas informações para que elas fossem importadas para o SophiA e posteriormente avaliadas pelas bibliotecárias”, explica.
De acordo com ela, dentre os principais benefícios da mudança de software destaca-se a catalogação de exemplares para o acervo. “Ficou muito mais simplificada e ágil; antes perdíamos muitas informações e era necessário atualizar o sistema para que os novos exemplares aparecessem para o usuário. Esse problema foi solucionado e a disponibilização dos exemplares para os usuários ocorre em tempo real, o que facilita muito o processo”, relata a analista.
Outro módulo que trouxe resultados relevantes é o de Aquisições, que substituiu um processo manual de compra de materiais. No novo modelo, o SophiA foi integrado, com facilidade, ao sistema interno da instituição de Requisição de Materiais e Serviços.
Outro importante recurso disponibilizado pelo SophiA é o módulo web, solução que melhorou, significativamente, a rotina dos alunos e docentes que precisam realizar consultas e renovações de empréstimos.
O trabalho de atualização de documentos acadêmicos importantes, como por exemplo, as Bibliografias de Planos de Ensino, exige agora um esforço muito menor do professor, que toma conhecimento das atualizações do acervo através de uma simples consulta ao sistema.
Através deste módulo o docente pode solicitar a aquisição de obras, iniciando um fluxo que, se aprovado, é concluído no módulo de Aquisições. Este processo era realizado, anteriormente, por e-mail, o que dificultava o acompanhamento e estava sujeito a falhas.
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Além de promover e disseminar a informação como apoio e complemento à Educação Superior, a biblioteca universitária…