ICBEU investe em biblioteca colaborativa para fomentar
a leitura e utiliza o Philos para a gestão.
Na aprendizagem de um novo idioma outros fatores além das aulas tradicionais contribuem para a fixação dos novos conhecimentos. Certamente a leitura é um deles, pois além de estimular a aquisição de vocabulário, pode ser um convite a viajar naquela cultura distante. O ICBEU – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – de São José dos Campos/SP acredita nisto e investe em sua biblioteca.
A biblioteca do ICBEU fica numa das duas unidades disponíveis da escola na cidade, e, desde 2015, tem incorporado um conceito diferente para atrair e formar novos leitores com o foco na aprendizagem de idiomas, o da biblioteca colaborativa. A partir desta ideia o espaço incorporou uma oficina para projetos manuais, uma sala para estimular os alunos a estudarem em universidades americanas, além de atividades diversas de acordo com a cultura do país, que chamam a atenção dos alunos para a biblioteca.
Segundo Paula Ferreira, bibliotecária da instituição, o espaço conta com quase 10 mil exemplares, entre eles livros, revistas e conteúdo multimídia em português, inglês, espanhol e francês. Para a gestão do acervo é utilizado o Philos, software criado especialmente para bibliotecas escolares. “Decidimos mudar de software para otimizar a gestão, uma vez que o ICBEU já utilizava o SophiA Cursos Livres para a administração da escola. Achamos o Philos bem completo, facilitando bem o uso no dia-a-dia”, afirma.
Com tantas atividades para estimular os alunos ao hábito da leitura a biblioteca precisa de processos ágeis. Foi o caso da adequação ao novo sistema, o Philos, em outubro de 2016. “Achávamos que a catalogação levaria mais de 4 meses, porém com a ferramenta de cadastramento pelo ISBN do Philos em 3 meses já havíamos terminado”, recorda Paula. “Ao utilizar este método, todos os dados como capa do livro, entre outras informações, são puxados automaticamente. O processo todo leva menos de 3 minutos, o que nas vias tradicionais seria 10”, explica.
O principal benefício para os alunos foi a incorporação do Terminal Web, que não existia anteriormente na instituição. Pelo serviço os alunos podem realizar reservas, renovações e buscas pela internet. “Os alunos adoraram, principalmente os da outra unidade, pois conseguem pesquisar facilmente o acervo, efetuar reservas e receber os livros por malote, sem precisar vir até a biblioteca para isso”, relata Paula. “Os empréstimos e o interesse, portanto, cresceram, e os alunos são avisados dois dias antes do vencimento para entrega automaticamente, por um e-mail enviado pelo próprio sistema, o que diminuiu os atrasos”, afirma.
Um espaço vivo e dinâmico, com novidades e acesso a várias informações. Este é o propósito construído pela biblioteca do ICBEU, que vem sendo concretizado dia-a-dia por meio de muito trabalho e com a ajuda do Philos.
Depoimento
Produtos utilizados
SophiA Cursos Livres – Cursos Livres
Melhorar o atendimento e fortalecer o relacionamento com seus clientes é uma excelente estratégia para se diferenciar da concorrência.
Philos – Biblioteca Escolar
O Philos é um software criado para atender às demandas de catalogação e circulação de bibliotecas escolares e salas de leituras.