5 coisas que um software de gestão pode fazer por sua biblioteca universitária

Os benefícios oferecidos por um software como o SophiA são fundamentais para que a biblioteca universitária atue ativamente na formação dos alunos
software de gestão

A biblioteca universitária tem uma participação ativa na formação dos estudantes, sendo o espaço ideal para eles ampliarem seus conhecimentos sobre as áreas escolhidas. Mas, para desempenhar esse importante papel e ainda seguir todas as exigências estipuladas pelo MEC, é fundamental ter um bom software de gestão como aliado. Atualmente, há no mercado plataformas desenvolvidas justamente para essa função, como o SophiA

Projetado pela Prima, empresa especializada em tecnologia para o setor educacional, o software SophiA oferece uma série de recursos que são essenciais para a administração assertiva da biblioteca universitária, dando aos profissionais da área todo o suporte que eles necessitam.

Para mostrar toda a eficácia desse sistema na prática, listamos nesse post 5 coisas que ele pode oferecer para sua biblioteca. 

Confira a seguir.

O que um software de gestão pode fazer por sua biblioteca universitária?

1. Gestão ativa

Toda biblioteca universitária precisa seguir algumas exigências, o que inclui projeção do acervo com todas as áreas do conhecimento, boa infraestrutura, profissionais qualificados, gestão assertiva, entre outros critérios. 

Pensando em atender essas recomendações, o SophiA, por meio de relatórios gerenciais, disponibiliza uma visão geral do local, tornando mais evidente os pontos que devem ser trabalhados na biblioteca universitária para alcançar um boa nota na visita de avaliação realizada pelo MEC.

2. Aproximação dos usuários

Como mencionado no início, a biblioteca universitária tem uma participação importante na formação dos futuros profissionais, por isso quanto mais próxima ela for dos alunos, melhor será o processo de ensino-aprendizagem. Uma das funções do software SophiA é a de justamente estreitar a relação entre a biblioteca e seus usuários.

Por meio de serviços como a Rede de Bibliotecas SophiA, é possível importar registros e realizar empréstimos entre bibliotecas. Já através da disseminação seletiva da informação, o DSI, o usuário pode ser avisado quando algo de determinado tema selecionado estiver disponível na biblioteca universitária. 

Além disso, o SophiA oferece o Terminal Web, um local para facilitar a comunicação com a comunidade universitária. O mais interessante é que esse canal pode ser personalizado com a identidade da instituição, permitindo que os alunos tenham acesso às principais operações da biblioteca de forma online, como renovação e reservas.

3. Otimização da catalogação 

Um dos serviços mais importantes dentro da biblioteca universitária é o processo de catalogação das obras. Pensando em otimizar essa etapa relevante do trabalho dos bibliotecários, o software de gestão SophiA se baseou nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados, como MARC 21, ISO 2709, Z39.50 cliente e servidor, XML e OAI-PMH.

4. Gestão de acervo híbrido

Com o software SophiA, a biblioteca universitária poderá ser digital, pois há um módulo para gestão específica desse tipo de acervo, com vinculação de mídias diversas (PDF, DOC, imagem, vídeo e som). Além disso, o sistema também é integrado a provedores de conteúdo digital, como o Minha Biblioteca e a Pearson.

5. Biblioteca universitária para todos

Mais um dos benefícios que o software de gestão SophiA pode oferecer para a sua biblioteca universitária é o Terminal de buscas do Repositório Institucional, que disponibiliza a produção de trabalhos e pesquisas realizados pelo corpo docente e discente aos usuários, aumentando assim a disseminação, credibilidade e prestígio da sua instituição de ensino.

O que você precisa saber sobre o SophiA? 

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que o SophiA pode proporcionar para a gestão da sua biblioteca universitária, é interessante que você conheça um pouco melhor o sistema e a sua atuação no mercado. 

O SophiA foi desenvolvido pela Prima, empresa que atende mais de 3.500 clientes no Brasil e mais de 150 clientes no exterior. Atualmente, a companhia conta com mais de 140 colaboradores diretos, que atuam em diversas áreas para oferecer o melhor da tecnologia para as instituições de ensino.

O SophiA ocupa os primeiros lugares no ranking dos melhores sistemas do Brasil, atendendo diversos tipos de bibliotecas e instituições de ensino. Toda essa eficácia é comprovada por meio da utilização da plataforma em grandes instituições, como a Unicamp, e pode estar também na sua universidade. 

Busque gerir corretamente sua biblioteca universitária, escolhendo como aliado o melhor software do mercado, basta entrar em contato para conversar com a nossa equipe de especialistas e obter um orçamento sem compromisso.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.