logo maior Centro de Estudios Teológicos de Sevilla

Centro de Estudos Teológicos de Sevilla

Com SophiA Biblioteca, Centro de Estudos Teológicos da Espanha organiza acervo com mais de 100 mil volumes

Segundo funcionários, o sistema levou a biblioteca da instituição da Era Pré-Histórica ao Século das Luzes com todas as suas funcionalidades, fácil uso e versatilidade

A biblioteca do Centro de Estudos Teológicos de Sevilla, em Madri, na Espanha, é cliente SophiA desde 2012 e tem atendido estudantes há muitas décadas, desde a fundação da instituição, em 1969. Os principais serviços que oferece aos seus usuários são: empréstimo de volumes, consulta em sala de leitura e fotocópias.

É uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e especializada, principalmente, na Teologia e Escritura Sagrada, embora conte com numerosos volumes de outros temas como Filosofia, História e Arte Sacra. Também tem em seu acervo, inúmeros títulos dos séculos XV a XIX, assim como em torno de 1.000 publicações periódicas, das quais 600 estão ativas.

Confira abaixo as declarações dos Auxiliares de Biblioteca do CET de Sevilla, García Murillo e Rodríguez Babío, sobre o SophiA Biblioteca.

O DESAFIO

Migrar de um antigo programa de gestão para um novo, mais completo, sem perder nem um só dado

“Precisávamos mudar de programa de gestão, já que o nosso estava obsoleto e era pouco prático para o funcionamento da biblioteca: não podíamos realizar o empréstimo automatizado, nem permitia a consulta do catálogo na web. Também tínhamos dificuldade na hora de catalogar o Acervo Antigo e de realizar o esvaziamento de artigos de publicações periódicas. A principal dificuldade para migrar nosso catálogo para o SophiA foi a própria antiguidade do programa pré-existente, que obrigou a realizar depurações e outros ajustes. Todo o processo de migração foi finalizado com êxito e com todos os nossos dados organizados e disponíveis. ”

A ADAPTAÇÃO

Começar a trabalhar com SophiA sem nenhuma dificuldade no processo de adaptação

“Começamos a trabalhar com SophiA em setembro de 2012, mas bem antes, no mês de julho, já haviam deixado instalado um modelo de prova para que fossemos nos familiarizando com seu manejo. Não foi difícil nos adaptarmos à aplicação. Além disso, recebemos um curso de formação ministrado pela equipe do SophiA, que nos ajudou a descobrir toda a potencialidade do programa. ”

O SUPORTE

Um serviço de atenção ao cliente ágil e muito profissional

“Estamos muito satisfeitos com a atenção ao cliente, já que no início tivemos algumas dificuldades técnicas que foram resolvidas com rapidez e profissionalismo pela empresa. Os manuais de ajuda são bastante práticos e não tivemos muitas dificuldades em usá-los. ”

O PROGRAMA

Mais funcionalidade que permite um trabalho mais preciso e mais fácil

“Agora, com SophiA, podemos fazer muito mais coisas, que antes não podíamos, entre elas, destacaria os empréstimos automatizados, avisar por e-mail os prazos de devolução do volume emprestado, enviar também por e-mail listas de matérias, avisar as novidades recebidas de acordo com as disciplinas lecionadas por cada professor.

Também conseguimos catalogar corretamente e segundo as normas ISBD (A) o Acervo Antigo, assim como fazer o esvaziamento de artigos de uma maneira mais exata e fácil. ”

O RESULTADO

Vantagens na organização e benefício espetacular para os usuários

“Com SophiA passamos da Pré-História para o Século das Luzes. Como dissemos antes, o software tem nos ajudado sobretudo a ter os itens catalogados corretamente. Os usuários têm sido extremamente beneficiados ao poder acessar o catálogo pela web da instituição, assim como também a estar mais atento aos prazos de empréstimo graças ao serviço de avisos por e-mail. ”

Depoimento

Produtos utilizados

SophiA Biblioteca

Um sistema que atende às necessidades de bibliotecas de diversos portes e segmentos